Na vitória por 1 a 0 sobre o Rio Branco, no último domingo (11), pela 6ª rodada da Série D, o Aimoré apresentou uma significativa mudança tática. Depois de muito utilizar o 4-2-3-1, o técnico Gilson Maciel surpreendeu ao escalar a equipe com três zagueiros: Natã, Renato e Wagner. Embora as peças sugerissem um 3-5-2, o esquema foi híbrido, variando durante a partida.

Quando o Aimoré tinha a posse de bola, o sistema foi, de fato, um 3-5-2. Os três zagueiros iniciavam as jogadas, com Natã pela direita, Renato centralizado e Wagner na esquerda. Os dois laterais/alas se projetavam - Bruno Ferreira na direita e Lucas Sampaio na esquerda. Por dentro, Régis era o 1° volante, com Araújo mais à frente à direita e João Denoni à esquerda. No ataque, Maurinho tinha total liberdade para se movimentar, caindo principalmente no lado esquerdo, mas buscando a bola nos volantes e até mesmo nos zagueiros, com Padu ficando na referência.

Sem a bola, no entanto, o Aimoré mudava seu desenho para o 4-1-4-1. Lucas Sampaio recuava para a linha dos zagueiros, com Natã fazendo a lateral direita. Bruno Ferreira permanecia na linha dos meio-campistas, com Maurinho fechando no lado esquerdo. Régis protegia a defesa entre as duas linhas de quatro e Padu isolado na frente. Quando o Rio Branco saía com o zagueiro pela direita, Maurinho adiantava para pressionar. Quando a saída era pela esquerda, Araújo era quem desgarrava.

A estratégia foi favoreceu principalmente o apoio dos alas. O gol da vitória, inclusive, saiu de um cruzamento de Lucas Sampaio para Padu. Após o jogo, Bruno Ferreira reconheceu que "o time encaixou bem, ganhou na parte ofensiva não só pelo meu lado, mas também pelo do Lucas, jogamos mais adiantados com a posse de bola."

"Analisamos o adversário, identificamos algumas carências e buscamos explorar isso. Sabemos que o Bruno e Lucas no último terço acrescentam muito. A equipe do Rio Branco marca muito no lado do campo, a partir do momento em que conseguíssemos tirar da pressão e mudar de setor pegaríamos sempre o lado oposto livre, por isso colocamos eles mais à frente, em uma outra linha", explicou Gilson.

Apesar de o técnico aimoresista ter dito que a estratégia foi circunstancial, o bom desempenho traz a possibilidade da continuidade do esquema na partida do próximo domingo, contra o Juventus, em Jaraguá do Sul. Para este jogo, o Aimoré contará com o retorno de Neto Baiano, que cumpriu suspensão contra o Rio Branco.

Deixe seu Comentário