Pelo terceiro ano consecutivo, o Aimoré disputará competição nacional em 2023. Em um jogo épico, com golaço de Sassá no apagar das luzes, o Índio Capilé venceu o São Luiz por 1 a 0, no Monumental do Cristo Rei, e garantiu vaga na Série D do próximo ano.
Depois de um 1º tempo lento, com poucas chances de gol, o jogo aumentou de ritmo na segunda etapa. Após cabeceio de Paulinho Santos, Fabian Volpi voou para, com a mão esquerda, fazer uma grande defesa e salvar o Aimoré. Precisando da vitória para conquistar a vaga na Série D, o Índio foi para cima com as alterações de Lacerda, que deixou 5 atacantes em campo. Wesley Pacheco e Luís Soares assustaram em finalizações por cima do gol, mas coube a Sassá, aos 47 minutos, marcar o gol da classificação.
Depois de tiro de meta cobrado por Volpi, Wesley ganhou a disputa de cabeça, e a bola sobrou para Sassá na ponta esquerda. O atacante brigou com a marcação, trouxe para dentro e chutou de fora da área, no canto esquerdo de Renan Rocha, para explodir o Cristo Rei.
Com a vitória, o Aimoré ultrapassou o próprio São Luiz, se juntando a Novo Hamburgo e Caxias como os gaúchos classificados para a Série D de 2023. O Índio termina o Gauchão na 8ª colocação, com a mesma campanha do ano passado - 14 pontos, 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.
Aimoré: Fabian Volpi; Anilson (Leandro Córdova), Natã, Lucão e Raphael Soares; Paulinho Dias, Mardley (Marco Antônio) e Wagner (Adriano Klein); Marcelinho (Sassá), Vinicius Baiano (Luís Soares) e Wesley Pacheco. Técnico: Rafael Lacerda
Foto: Digue Cardoso