Em seu segundo e último teste antes da estreia na Série D do Campeonato Brasileiro 2023, o Aimoré venceu o Grêmio, por 1 a 0, em jogo-treino realizado na manhã desta quarta-feira (3), no CT Presidente Luiz Carvalho, em Porto Alegre. João Henrique, já na reta final da atividade, marcou o gol da vitória aimoresista.
No lado do Grêmio, participaram do jogo-treino os atletas que não iniciaram a partida contra o Cuiabá, no último domingo, no Campeonato Brasileiro. Entre eles, o goleiro Brenno, o lateral-esquerdo Reinaldo e o meio-campista Pepê, que estão retornando de lesão. Já no Aimoré, o técnico Gelson Conte promoveu três mudanças em relação ao time que começou na derrota por 1 a 0 para o SIAPERGS, na semana passada. Cândido, William Bartholdy e Dal Pian foram as novidades no time titular.
O Grêmio teve mais a posse de bola desde o início do jogo-treino. Porém, pouco criou no 1º tempo, que durou 30 minutos. As melhores situações do Tricolor não redundaram em chutes ao gol. Aos cinco, Zinho saiu cara a cara com William, mas foi travado pelo goleiro aimoresista. Aos 23, após cruzamento da direita, André tentou de letra, a bola bateu em Calegari e saiu pela linha de fundo. Organizado defensivamente, o Aimoré saia esporadicamente para o ataque, em especial pelo lado esquerdo. Foi por ali que chegou às suas duas finalizações na primeira etapa, ambas de fora da área - a primeira com Raphael Soares, aos 21 minutos, defendida por Brenno, e a segunda com Dal Pian, aos 29, para fora.
Com mudanças nas duas equipes, o Grêmio buscou intensificar a pressão no início do 2º tempo, que durou 40 minutos. Aos 8, Everton Galdino cobrou falta e William mandou para escanteio. Aos 13, Gustavinho bateu cruzado e Calegari salvou. Aos 16, André encobriu William, mas Kanu salvou em cima da linha. Somente a partir da metade da segunda etapa é que o Aimoré conseguiu sair mais de trás. Aos 21, Dal Pian chutou de fora da área, e Natã, ex-Aimoré, desviou para escanteio. Atração na reta final da atividade, Nuno ingressou em campo como centroavante, e quase marcou de cabeça aos 33, mas parou em grande defesa de Adriel. O gol saiu aos 35. Dal Pian roubou a bola no campo de ataque, descolou grande passe para Wesllen Reis, que rolou para João Henriqu cortar a marcação e chutar cruzado para balançar as redes. Nos últimos minutos, o Tricolor tentou o empate em duas oportunidades com Zinho, mas os chutes foram para fora.
Agora, o Aimoré tem mais três dias de treinamentos antes da estreia na Série D. O Índio recebe o Hercílio Luz, domingo (7), às 16 horas, no Monumental do Cristo Rei.
Grêmio: Brenno (Adriel); Thomas Luciano, Natã, Bruno Uvini (Darlan) e Reinaldo (Zé Guilherme); Gustavo Martins, Ronald Falkoski (Ronald Barcellos) e Pepê (Gustavinho); Everton Galdino, Zinho e André. Técnico: Renato Portaluppi.
Aimoré: William; Márcio Lima, Calegari (Renato), Léo Kanu (Ramon) e Raphael Soares (Wesllen Reis); Éder Monteiro (Pedro Silva) (Kleberson) e Cândido (João Henrique); Roger Gaúcho (Ramon César), William Bartholdy (Esdras) e Dal Pian; Eduardo Tanque (Nuno). Técnico: Gelson Conte
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA