Adversário na estreia na Série D do Campeonato Brasileiro 2023, neste domingo (7), às 16 horas, no Monumental do Cristo Rei, o Hercílio Luz promete trazer dificuldades para o Aimoré. Sociedade Anônima do Futebol (SAF), 3º colocado no último Campeonato Catarinense e reforçado por contratações, a equipe de Tubarão chega em alta para o certame nacional.

Segunda agremiação mais antiga de Santa Catarina, o Hercílio Luz Futebol Clube foi fundado em 1918. Bi-campeão estadual, em 1957 e 1958, foi o primeiro time catarinense a disputar um Campeonato Brasileiro - a Taça Brasil de 1959. 60 anos depois, em 2019, voltou a figurar no cenário nacional com a disputa da Série D. Em 2021, o Leão do Sul se transformou em SAF. Atualmente, três empresários investem R$ 800 mil mensais no clube, valor destinado tanto ao profissional quanto às categorias de base.

Nesta temporada, o Hercílio Luz teve campanha de destaque no Campeonato Catarinense. Depois de liderar a 1ª fase, eliminou o Figueirense nas quartas de final, e foi superado por apenas um gol pelo campeão Criciúma na semifinal. Depois de perder por 2 a 0 a ida, fora de casa, no Heriberto Hülse, o Leão do Sul venceu por 2 a 1 a volta no Aníbal Costa, em Tubarão.

Autor de quatro gols no Estadual, o jovem atacante André Henrique, de 21 anos, foi negociado com o Grêmio após a competição. O também atacante De Paula foi contratado pelo ABC. Já o goleiro Fernando Castro, o lateral Marquinhos e o atacante Tiago Pará não tiveram seus contratos renovados e deixaram o clube.

Se por um lado teve essas cinco perdas, por outro o Hercílio contratou oito jogadores. Chegaram os goleiros Rafael Pin e Igor Haas, os volante Dener e Julinho, os atacantes de lado Erik, Juliano e Eric Di Maria e o centroavante Halef Pitbull. "No papel esse elenco do Hercílio Luz para a Série D é mais forte do que o elenco que disputou o Campeonato Estadual", opina Geovane Martins, da Rádio Tubá, de Tubarão.

No período de preparação para a Série D, o Leão do Sul disputou três jogos-treinos, e venceu os três. Goleou a equipe amadora do Baruch por 11 a 0, superou o Guarani de Palhoça por 2 a 1, e o Avaí por 1 a 0. Halef Pitbull e Anderson Ligeiro, com três gols cada, foram os artilheiros das atividades.

O técnico do Hercílio Luz é Raul Cabral. Natural de Tubarão, tem 41 anos e está desde 2021 no cargo. A provável escalação que ele mandará a campo contra o Aimoré tem Rafael Pin; Cleiton, Rafael Lima, Wallace e Kaike; Igor Silva e Dener (Jonathan Cabeça); Leozinho, Juliano e Anderson Ligeiro; Halef Pitbull.

Foto: Bianca Coan/Hercílio Luz FC 

Deixe seu Comentário