O noticiário do futebol gaúcho ficou agitado nesta quinta-feira (8) com o rumor de que o Aimoré teria desistido da disputa do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023. Conforme apurado pela Rádio Índio Capilé, o clube ainda não definiu se irá participar da competição, mas já houve conversas com uma das equipes interessadas na desistência aimoresista.
Um dos atuais vice-presidentes do Aimoré, Werner Carvalho, que deixou a presidência no último dia 28 de novembro, foi procurado por dirigentes do União Frederiquense. A equipe de Frederico Westphalen passa pelo processo para se tornar SAF, e com o investimento do novo gestor teria interesse e condição de disputar o campeonato nacional. Porém, o ex-mandatário aimoresista exigiu uma contrapartida para passar a vaga adiante, e a negociação entre os clubes não evoluiu.
Além do Aimoré, o União ainda precisaria contar com a desistência do São Luiz, que foi o time sem vaga na Série D 2023 a obter melhor colocação no último Campeonato Gaúcho - a equipe de Frederico Westphalen vem logo atrás nessa hierarquia, embora tenha sido rebaixada para a Divisão de Acesso. Porém, de acordo com o repórter Alex Frantz, da Rádio Progresso, não existe possibilidade do rubro de Ijuí abrir mão da vaga caso ela caia no seu colo.
Por ora, o discurso oficial do Aimoré segue o mesmo de quando Sandro Borowski tomou posse. Após o Campeonato Gaúcho, a direção irá avaliar as condições financeiras do clube para definir se disputa o Brasileiro. Praticamente todo grupo de jogadores tem contrato somente até o final do Gauchão.